edp news

EDP Bandeirante possui 40% da rede de distribuição atendida por transferência automática de cargas

Quarta-feira 16, Abril 2014

Cerca de 640 mil clientes são beneficiados pelo sistema Self Healing, que permite automatismo no restabelecimento da energia

?A modernização e automação da rede de distribuição é um dos pilares fundamentais de investimento da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP. Por isso, ao longo dos últimos dez anos, a empresa vem implantando o Self Healing ou transferência automática de carga por meio de equipamentos intitulados ‘religadores automáticos eletrônicos’.

Até o mês de Dezembro de 2013, a EDP Bandeirante havia instalado 784 religadores nos 27 mil km da rede de distribuição sob a área de concessão da empresa - o que significa que 40% dos clientes da Distribuidora estavam atendidos pela transferência automática (em 2008 eram apenas 2%). Diante do cenário, a concessionária se tornou uma das empresas do setor que possui maior avanço nesta área.

O benefício direto ao cliente com a implantação do Self Healing é a continuidade do fornecimento de energia mesmo quando há ocorrências na rede elétrica. A automação permite rápida recomposição do sistema sendo que, dependendo do evento, a interrupção pode ser imperceptível ao consumidor.

Os investimentos da EDP Bandeirante já geraram resultados positivos, conforme mostram dados do último relatório financeiro da empresa. A marca de 8,08 no índice DEC (Duração Equivalente por Cliente) registrada em 2013 relata evolução de 14% quando comparada com o ano anterior. Em relação à FEC (Frequência Equivalente por Cliente) a empresa alcançou a marca de 5,51, obtendo melhora de 9% sobre 2012. Esses índices estão abaixo da meta regulatória estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), posicionando a empresa entre as 10 melhores distribuidoras do País e a classificando como a concessionária com a maior evolução em 2013, segundo ranking divulgado, em março, pela ANEEL.

Para planejar o investimento em modernização, a EDP Bandeirante realiza uma análise global e criteriosa do sistema e avalia os indicadores técnicos para melhoria contínua do fornecimento, determinando pontos estratégicos para as implantações dos equipamentos que permitem a execução da transferência automática.  Outro ponto importante é que por meio do Centro de Operação da Distribuição, localizado em Mogi das Cruzes, é possível acompanhar remotamente a eficiência das manobras automáticas e, caso necessário, intervir com telecomandos em pontos específicos. 

O sistema também possibilita à distribuidora a otimização na gestão do atendimento em campo, com maior disponibilidade de equipes para outras atividades.  

Como reconhecimento da atuação, o Self Healing da EDP Bandeirante foi premiado no 11º Metering Latin America 2013, evento mais importante do mercado latino-americano nos setores de soluções em medição inteligente, redução das perdas, automação da distribuição e smart grid. O programa de religação automática de carga da Distribuidora teve reconhecimento de excelência na categoria Smart Grid, que avaliou projetos de implementação de tecnologias inteligentes para a distribuição de energia, água e/ou gás.