edp news

Instituto EDP reúne ONGs de todo o País para discutir projetos socioambientais

Terça-feira 18, Março 2014

Organização promove evento com entidades que receberão R$ 3,5 milhões em investimentos para promoção do desenvolvimento local sustentável

O Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, realiza, de hoje a quinta-feira, 18 a 20 de março, mais uma edição dos Diálogos EDP Solidária, evento no qual reúne anualmente todas as entidades que apoia para debates e troca de ideias. Para 2014, são previstos investimentos de R$ 3,5 milhões para 27 projetos socioambientais que visam ao desenvolvimento das comunidades onde as empresas da EDP atuam.
 
Durante os três dias do evento, gestores e diretores das organizações não governamentais (ONGs) apoiadas terão a oportunidade de participar de palestras e seminários de capacitação para a gestão, com temas de relevância para o setor social. Além disso, será feito alinhamento estratégico dos programas socioambientais ao plano de ação da EDP para o período.

Em 2014, a EDP vai investir em projetos de estímulo ao desenvolvimento do espírito empreendedor, como é o caso da Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário, que vai capacitar 80 pessoas nas regiões de Mogi das Cruzes, Suzano e Aparecida, em São Paulo, em gestão e comportamento empresarial, contribuindo para o desenvolvimento social, ambiental e econômico dessas regiões.

No Espírito Santo, os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra serão beneficiados pelo Banco Comunitário, projeto realizado pela ONG Ateliê de Ideias e patrocinado pela EDP Escelsa, distribuidora de energia da EDP. O projeto visa garantir o acesso de famílias de baixa renda a moradias seguras e confortáveis, por meio de crédito e apoio técnico para reforma de casas.

O instituto também apoia neste ano a Associação Atlética Atenas, a Lamira Artes Cênicas, a Associação das Mulheres de Palmas e a Associação de Canoagem de Porto Nacional, organizações que promovem a formação cidadã de crianças e adolescentes no Tocantins com atividades culturais e esportivas.

Anualmente, a EDP seleciona ONGs, por meio de edital público, que recebem investimentos sociais para dar andamento aos programas de responsabilidade social da empresa com foco em dois eixos estratégicos: Educação & Desenvolvimento Local e Cultura & Esporte.

Em 2013, as ações socioambientais da EDP, gerenciadas pelo Instituto, beneficiaram 80 mil pessoas com projetos de empreendedorismo, conservação de nascentes de rios, estímulo à formação escolar, entre outros. Desde o ínício de suas atividades, em 2008, estima-se que o instituto tenha atendido diretamente cerca de 270 mil pessoas em São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte.