edp news

Instituto EDP beneficia mais de 80 mil pessoas por meio de programas socioambientais em 2013

Terça-feira 25, Fevereiro 2014

Grupo EDP apostou na educação, inclusão social e inovação para expandir seus negócios tendo como premissa o respeito pelas comunidades onde atua

O Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações de Responsabilidade Social do Grupo EDP, completa sete anos em 2014. Desde sua criação, em 2007, o Instituto já atendeu diretamente cerca de 270 mil pessoas em programas voltados para crianças, jovens e adultos de comunidades onde atuam as empresas do Grupo. Só em 2013, foram beneficiadas mais de 80 mil pessoas em todo o País por meio de projetos socioculturais e educacionais.
 
Essas ações reúnem dois dos principais valores do Grupo EDP, Inovação e Sustentabilidade. “O IEDP representa o compromisso da EDP com o desenvolvimento humano e social, incentiva à reflexão sobre desenvolvimento e engajamento social, promovendo acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação”, explica Pedro Sirgado, diretor Executivo da Instituição.

Atualmente, o IEDP atua em 10 Estados do País: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte. As atividades apoiadas se concentram em dois eixos estratégicos: Educação & Desenvolvimento Local e Cultura & Esporte.

A postura empresarial refletida no Instituto contribui para a manutenção da EDP no Brasil pelo oitavo ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, que busca estimular a responsabilidade ética nas corporações. Conquista que reforça o comprometimento da companhia com o desenvolvimento de práticas inovadoras e cada vez mais eficientes neste campo.

Entre os principais projetos do IEDP, destacam-se abaixo:

Diálogos EDP Solidária
Desde 2010, o Instituto promove o intercâmbio e fortalece a capacidade de gestão das organizações selecionadas para receber recursos por meio do encontro anual "Diálogos EDP Solidária". Em 2013, foram beneficiados 50 representantes de instituições apoiadas pelo programa. Para aumentar o impacto desse tipo de apoio, o IEDP desenhou um modelo inovador para a seleção de projetos que integra as dimensões cultural, esportiva e socioambiental em um único edital público.

EDP Solidária
Desde 2007, o programa EDP Solidária apoia projetos que visam a inclusão social e a promoção de melhorias da qualidade de vida de diversas comunidades no entorno das companhias do Grupo. Em 2013, o IEDP apoiou 17 ações nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Dentre elas, se destacam o desenvolvimento de empreendedores, capacitação de adolescentes, formação profissional de adultos, apoio para inclusão e reinserção escolar de crianças com câncer e parceria com bancos comunitários. Cerca de 2 mil pessoas beneficiadas pelas atividades em 2013.

EDP Amiga da Criança
Em 2013, 770 crianças foram beneficiadas pelo EDP Amiga da Criança, por meio de seis projetos que visaram estimular o desenvolvimento infantil. Entre os projetos, está o “Educando com Robótica” que levou oficinas de Robótica para 120 alunos da rede pública em Aparecida, e o “Ponte”, que atende anualmente 230 crianças e adolescentes em vulnerabilidade pessoal e social, em Vitória, no Espírito Santo.

EDP nas Escolas
O programa visa melhorar a qualidade ambiente e do ensino de escolas públicas municipais. Entre as ações desenvolvidas estão: entrega de kits escolares, teatro nas escolas, melhoria do ambiente escolar, concursos culturais, capacitação de professores e campanhas de conscientização para o uso racional e seguro de energia elétrica. A iniciativa, em doze anos, já beneficiou mais de 150 mil alunos em quase 500 escolas.

EDP nos Esportes
Com seis projetos apoiados em São Paulo, Espírito Santo e Tocantins, cerca de 970 crianças e adolescentes foram beneficiados pelo programa no ano passado, que por meio de diversas atividades de capacitação e alunos, promoveu a inclusão social por meio do esporte.

Inovação Social 
Alinhado com os valores da EDP no Brasil, o IEDP estimula a inovação social, com programas como InovCity,  Luz Portátil Brasil e Turma do Bem. Com o apoio do Instituto, a ONG Turma do Bem, que desenvolve o Projeto Dentistas do Bem, já beneficiou mais de 42 mil crianças.

Voluntariado
Só no ano passado, a EDP envolveu mais de 200 colaboradores em 30 projetos de voluntariado, entre eles o Desafio do Bem, Parte de Nós Ambiente e Parte de Nós Natal, promovendo ações sociais e ambientais. As atividades beneficiaram cerca de 6.380 pessoas diretamentes em todo o País. Mais informações: www.voluntariadoedp.com.br?

 
?