edp news

Projeto Sob Nova Luz inicia oficinas de capacitação em fotografia para jovens no Espírito Santo

Tuesday 27, May 2014

Projeto terá início no dia 30 deste mês, em Castelo, Sul do Estado

Começa no próximo dia 30 de maio, o primeiro encontro do projeto “Sob Nova Luz: retratos da minha cultura”, no Espírito Santo que irá capacitar jovens do município de Castelo, em fotografia de retratos. Com realização da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais em parceria com o Instituto Frei Manuel Simón, e apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Castelo, a ação é patrocinada pela EDP, por meio da empresa do Grupo responsável pelas usinas hidrelétricas no Estado, com apoio do Instituto EDP.

Serão quatro encontros, no mês de junho, onde os participantes terão acesso a equipamentos, como câmeras fotográficas digitais e computadores para a realização de ensaios fotográficos de personagens e das manifestações culturais do município. As ações ocorrerão através de oficinas práticas de fotografia digital, com técnicas de edição e iluminação e tratamento de imagens, sempre com ênfase no retrato. Ao final das oficinas será realizada uma exposição fotográfica dos resultados, em local aberto à comunidade no mês de julho.

O projeto neste segundo ano de implantação atenderá 30 jovens dos municípios de Castelo e Baixo Guandu, no Espírito Santo. Em 2013, também com o apoio do Instituto EDP, realizou com sucesso oficinas em quatro municípios no Tocantins e fechou com uma exposição fotográfica na capital do Estado, resgatando personagens e tradições marcantes da cultura local.

“A pesquisa das manifestações culturais de sua comunidade, promove o senso de pertencimento dos jovens, além de estabelecer um diálogo entre diferentes gerações da comunidade. Por outro lado, o registro fotográfico dessas tradições, é produzido por um olhar diferenciado da nova geração” explica João Mendes, diretor da Miraceti.

Sob Nova Luz: retratos da minha cultura
O projeto pretende reforçar a identidade dos jovens com sua comunidade por meio de diálogos e oficinas de capacitação em fotografia de retratos que serão transformados em uma exposição.